Curiosidades - Intertextualidade


Ao longo do texto há referências a outras obras que serão explicadas nesta postagem:

Preâmbulo - Cena Inicial
 
No diálogo inicial, refere-se a Custódia de Belém cuja autoria se atribui a Gil Vicente que para além de ter sido escritor/dramaturgo, teria igualmente sido ourives. Aqui fica a imagem da peça de ourivesaria


e o link de acesso a um artigo sobre ela publicado na wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cust%C3%B3dia_de_Bel%C3%A9m


Cena III (Onzeneiro)

"Pôr um objeto no prego" - "os que passavam os dias a pôr e a tirar objetos do prego. Expressão que a Senhora Tostões, menina nestas andanças, julgava que vinha do facto de muitas das coisas empenhadas se poderem pendurar, como anéis, colares ou relógios, mas os novos amigos contaram-lhe que a expressão nascera na segunda metade do século XIX, porque a maioria destes estabelecimentos pertencera a um prestamista de apelido "Prego". (Isabel Zambujal, 2011: 27)



Cena VI (Frade e Moça)

Kendo/quendo (em japonês: 剣道, caminho da espada), é uma arte marcial japonesa moderna, desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. O praticante de kendo é chamado de kenshi ou kendoka. No Japão, desde os seus primórdios, dentre vários armamentos, a espada vem sendo reverenciada. Isso se deve ao fato de haver muitas histórias relacionadas à espada, nos mitos e lendas japonesas. Além disso, as espadas eram ofertadas como tesouro divino aos templos ou recebidas como símbolo da nomeação de um generalíssimo.




Cena X (Enforcado)

1- A história da Coca-Cola em Portugal

  • 1928 Fernando Pessoa escreveu o slogan de lançamento da Coca-Cola: "Primeiro, estranha-se. Depois, entranha-se". A coca-cola viria a ser interdita pelas autoridades, por, alegadamente, se tratar de um produto suscetível de criar habituação.

O diretor de Saúde de Lisboa - Ricardo Jorge - mandou apreender o produto existente no mercado e deitá-lo ao mar. Ricardo Jorge justificava o seu entendimento argumentando que se do produto faz parte a coca, da qual é extraído um estupefaciente, a cocaína, a mercadoria não podia ser vendida ao público, para não intoxicar ninguém; mas se o produto não tem coca, então anunciá-lo com esse nome para o vender seria burla, o que igualmente justificava que ele não fosse permitido no mercado. Perante o «slogan» de Fernando Pessoa, o médico entendia que ele era o próprio reconhecimento da toxicidade do produto, pois que, se primeiro se estranhava e depois se entranhava, isso é precisamente o que sucede com os estupefacientes que, embora tomados a primeira vez com estranheza, o paciente acaba por adquirir a sua habituação.

  • 1953 – A cantora Amália Rodrigues apresentou-se no programa de televisão “Coca-Cola Time” comandado por Eddie Fisher, interpretando a canção “April in Portugal”, tornando o estilo fadista conhecido internacionalmente.48
  • 1977 – No dia 4 de Julho a Coca-Cola entra oficialmente em Portugal, a bebida era proibida até 1974.49
  • 2007 – Coca-Cola comemorou os 30 anos no país com desfile em Lisboa.50
  • 2011 – Coca-Cola apoia o Instituto da Felicidade.51


***


2- O Segredo de Rhonda Byrne

Rhonda Byrne (12 de Março de 1951) é uma escritora australiana e produtora que se tornou famosa em todo o mundo graças ao seu best-seller The Secret (O segredo, em língua portuguesa), que também deu origem ao filme-documentário homônimo The Secret (2006). A autora integra-se ao chamado Movimento do Novo Pensamento, e também ao da Nova Era. Um dos princípios deste último é a lei da atração. Em 2007, Byrne foi considerada pela revista Time Magazine como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

The Secret - O Segredo



Em Portugal e no Brasil, o livro, assim como em todo o mundo, tem tido também um enorme sucesso de vendas.

O Segredo conta a ideia de que seus pensamentos são muito mais do que apenas pensamentos vagos que passam ao longo do dia, ainda mais, são frequências vibratórias que atraem frequências similares, por exemplo, pensar muito em um aparelho celular, e acreditar que o universo fará todo o necessário para trazer até você, ele irá se manifestar na mesma frequência do que você emitiu, mas na verdade o que muitas pessoas deixam passar desapercebido no filme - The Secret - é que na verdade o que importa mesmo não são os pensamentos, e sim os sentimentos, a forma como você se sente quando pensa em algo, por exemplo, a palavra "amor" pode ter um resultado incrivelmente bom para uma pessoa e um resultado incrivelmente amargo para outras, porque na verdade ela está sentimentalmente respondendo aquela palavra, então na verdade não existem palavras certas ou positivas, somente sentimentos puros e a falta de sentimentos puros, logo, ao pensar em atrair um celular, como no exemplo anterior, leva você a pensar e sentir que aquilo pode ser seu, então pensar e se sentir bem no processo, é crucial porque quando você se sente bem, está na posição de permitir tudo o que deseja de maravilhoso em sua vida, porque na verdade o terceiro passo da lei da atração citado no livro o passo: "receba", dos passos "Peça, Acredite e Receba" na verdade é alinhar os seus sentimentos com aquilo que você quer, se você se sente bem, você permite as experiencias que passam por seus pensamentos, logo, não se preocupe, pense e se sinta bem e verá o resultado.

Por outro lado, há quem acredite que o pensamento positivo leva a pessoa a possuir aquilo que deseja. Segundo o livro, isso ocorre porque quando você pensa em coisas boas, imediatamente você emite uma frequência para o Universo, que trará de volta para você coisas boas. O Universo trabalha para você. Tudo que você precisa fazer é pensar, pedir, acreditar e receber. O ato de receber é agir como se tivesse recebido, mesmo não tendo recebido. A autora apresenta vários testemunhos de que The Secret - O Segredo realmente funciona. Há quem acredita que, devido o fato de alguém pensar continuamente em algo, inconscientemente ela vai lutar por este algo e este algo virá até ela, seja bom ou ruim.

In http://pt.wikipedia.org/wiki/Rhonda_Byrne, 15-11-2013.

 
3- A bailarina Isadora Duncan


Como se pode ler no artigo abaixo referenciado, Isadora Duncan é considerada a pioneira da dança moderna, por ter ignorado as regras do ballet clássico.
Isadora morreu em um acidente de carro, quando a sua echarpe ficou presa a uma das rodas, estrangulando-a. Foi sepultada no Cemitério do Père Lachaise (Paris, França).

4- James Dean e a sua Triumph


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário